As pulgas são encontradas em todos lugares do mundo e infestam os animais como os ambientes. Se alimentam basicamente de sangue quente, desde morcegos e pássaros até gatos, cachorros, coelhos, entre outros animais.
Existem pelo menos 2.000 espécies de pulgas conhecidas em todo o mundo, e a espécie mais comum que atacam os animais domésticos.
As pulgas são da ordem Siphonaptera e têm um corpo duro de cor escura que é achatado. Esse formato de corpo ajuda a pulga a se mover entre os pelos ou penas do corpo dos hospedeiros.
Uma picada de pulga pode causar coceira intensa que dura dias para algumas pessoas e pouco ou nenhum desconforto em outras, isso se deve à reação das pessoas à saliva que a pulga injeta, que atua como anticoagulante. As mordidas são muitas vezes nos pés, pernas e na cintura, é comum ser mordido na cama.
As pulgas são comumente a causa de irritações superficiais da pele e dermatite. Eles causam uma condição chamada dermatite alérgica à pulga, que pode levar a manchas vermelhas, inflamadas e com muita coceira. Eles também podem ser vetores de doenças e parasitas mais graves, incluindo as bactérias que causam tifo e peste bubônica, além de tênias
As pulgas podem ser um problema durante todo o ano, no entanto, é durante os meses mais quentes que ocorrem a maioria das infestações de pulgas, devido às pulgas preferirem condições quentes e úmidas.
As pulgas sofrem uma metamorfose completa. A fêmea adulta geralmente põe 4-8 ovos após cada refeição de sangue, em sua vida ela pode colocar várias centenas de ovos. A maioria dos ovos são colocados no hospedeiro e geralmente caem, podendo ser distribuídos em qualquer área onde o mamífero hospedeiro visite.
Os ovos geralmente eclodem em 2-14 dias. As larvas se alimentam de material orgânico disponível, como migalhas, escamas de pele humana e outros detritos que podem se acumular em tapetes, móveis, roupas de cama de animais de estimação, rachaduras entre as tábuas do piso, gramados, jardins e solo do subsolo.
O período de alimentação das larvas de pulgas é geralmente de 15 dias, mas pode levar vários meses quando as condições não são favoráveis. Quando a alimentação está completa, as larvas giram um casulo de seda pegajoso e, em seguida, as larvas se transformam em pupas dentro do casulo. O estágio de pupa pode durar de 7 dias ou até um ano, em alguns casos, pois o adulto espera até sentir vibrações que são um sinal de um hospedeiro adequado próximo antes da eclosão.
Todo o ciclo de vida pode levar apenas 18 dias ou mais de um ano em condições menos favoráveis. Machos e fêmeas adultos, ambos sugadores de sangue, podem viver de 100 a 500 dias e podem viver até quatro meses sem comida.
A presença de pulgas em casa pode causar uma infestação rapidamente, e recomendamos se você tiver animais de estimação, busque orientação de tratamentos de pulgas com o seu veterinário, para evitar que as pulgas crie resistência com o uso contínuo do mesmo medicamento.