Baratas

As baratas são uma das pragas mais antiga da terra, existente desde as primeiras civilizações. Apesar de existirem a mais de 2 milhões de ano, quatro ou cinco delas são as pragas conhecidas que a maioria de nós já encontrou. Os mais comuns aqui no Brasil são as baratas baratinhas de padarias (Blatella germânica) e as baratas de esgoto/ voadoras (A barata-americana Blattaria).
As baratas podem ser uma grande preocupação em residências e empresas. Além de ser feias, desagradável e nojenta, a presença de baratas no ambiente criar uma sensação de sujeira. As baratas carregam várias doenças e podem causar reais problemas de saneamento, principalmente no que diz respeito à segurança alimentar e à qualidade de vida.
Em São Paulo em espécies comuns que nos meses de verão infestam as residências e no inverno procuram abrigos em locais escuro e úmidos. As baratas também vivem em espaços apertados e tendem a se esconder, então se você ver uma, pode ser parte de uma de uma infestação maior em frestas e locais de pouco acesso da sua casa ou empresa.

Identificando as baratas

Baratinhas (Blatella germânica)

Com já descrito a cima, basicamente você vai encontrar duas espécies de baratas no seu ambiente residencial ou de trabalho.dedetizar baratas Popularmente chamadas de baratinas ou baratas de padarias, as baratas germânicas são facilmente encontradas em áreas onde manipulam alimentos da sua casa, logo, a cozinha é o local preferidos para as baratas germânicas.
Todos os insetos tem capacidade de se desenvolverem facilmente e com as baratas não é diferente. É possível que as baratas infestem um ambiente em menos de dois meses, se espalhando por todos os ambientes da casa.
As baratas também se alimentam de papel/celulose e são vistas com frequência em escritórios e departamentos de empresas, bem como na copa, dentro de equipamentos como computadores e setores de TI (Tecnologia da informação).
Ao lado, você verá uma foto de baratas germânica e, que possivelmente você já viu em algum lugar.

Baratas de esgoto (barata-americana Blattaria)

As baratas americanas habitam locais úmidos, escuros de redes de água descartadas, esgotos, caixas de gordura entre ouros locais. No verão, as baratas de esgoto saem de seus esconderijos para infestar os ambientes a procura de alimentos. dedetização de baratasMedindo 35 a 50 mm, as baratas americanas podem produzir ootecas em intervalos de 4 a 10 dias, com média de 30 ootecas por ciclo de vida, onde cada ooteca pode possuir entre 30 a 40 ovos que requerem 1 mês para eclodir.
Outra característica das baratas de esgoto é a sua capacidade de voar. Esse comportamento é frequente no verão, pois é nessas épocas que elas se tornam adultas e os espaços não são suficientes para elas e o incomodo do calor fazem com que elas busquem locais mais arejados e úmidos como sua casa e empresa.
A presença de baratas no ambiente além de ser desagradável, elas podem contaminar alimentos ou superfícies de preparação de alimentos com seus excrementos ou simplesmente por transferência de bactérias ao andar sobre coisas e espalhar vírus. Também se sabe que as baratas exacerbam a asma e as alergias, pois sua pele e fezes podem ser inaladas.

Quanto tempo vivem as baratas?

As baratas têm expectativa de vida e ciclos reprodutivos muito diferentes, dependendo de sua espécie e gênero. As baratas americanas podem viver até cerca de um ano,
As baratas alemãs, por outro lado, vivem cerca de 200 dias. Isso não quer dizer que em um ano as baratas acabam, após esse período, nova geração se desenvolvem criando um ciclo vicioso se não exterminadas. As baratas podem produzir de 100 a 250 crias durante a vida de uma fêmea, portanto, podem sair do controle rapidamente.