Ratos

Os ratos infestam casas, empresas e condomínios e se adaptam facilmente ao ambiente. Os ratos são ativos à noite quando exploram e aprendem sobre seus arredores. Eles memorizam caminhos e são capazes de percorrer até 18 km em uma só noite buscando alimentos e novos ambientes para procriarem. Os ratos são ativos durante todo o ano e uma infestação pode começar a qualquer momento.
Os ratos tem o corpo com aproximadamente 3 a 4 polegadas de comprimento, com a cauda sendo do mesmo comprimento. O focinho é pontudo, as orelhas são grandes e os olhos são pequenos.

Do que se alimenta os ratos?

Os ratos comem a maioria dos alimentos que os humanos comem, como cereais, frutas, grãos, carnes, sementes, doces e vegetais. No entanto, os ratos comem quase tudo se não houver comida especial disponível.
O que é o ciclo reprodutivo do rato
Os ratos tornam-se sexualmente maduros e capazes de acasalar em apenas cerca de 5 semanas. A maturidade sexual é alcançada em apenas 5 a 8 semanas. As fêmeas se reproduzem até 8 vezes em sua vida e podem produzir ninhadas que variam de 4 a 7 filhotes. Portanto, uma única fêmea de ratos pode produzir até 56 filhotes anualmente.

Onde vivem os ratos?

Os ratos fazem ninhos em áreas escuras e tranquilas, onde podem permanecer sem ser incomodados Áreas com papel, algodão, tecidos, forros e em alguns casos fazem ninhos em sofás e até mesmo em compartimentos de veículos.

Os ratos podem roer fios elétricos, causando risco de incêndio. Embora o principal risco para a saúde e pode causar doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose.

Espécies de ratos urbanos

Em São Paulo, três espécies de ratos predominam nas residências, empresa e condomínio na região metropolitana da capital paulista. São eles:

Ratazanas (Rattus norvegicus). Eles são agressivos e podem chegar a 50 cm de comprimento – corpo e cauda – e é um ótimo nadador. Tem hábitos noturnos e passa a maior parte do tempo nas tubulações de esgoto. Para se alimentar, gosta de cereais, mas consome os restos orgânicos que encontra em lixeiras.

rato de esgoto

Rato de Telhado (Rattus rattus) já os ratos de telhado são também conhecidos de gabiru e rato preto por conta da sua cor. Sobem em forros, sótãos, telhados, buracos em paredes ou muros. Mede entre 15 e 20 cm e tem orelhas grandes. Para garantir seu sustento, esse rato infesta locais próximos a fontes de alimento: armazéns, depósitos, residências, entre outros.

dedetizadora de rato preto

 

Camundongo (Mus musculus) Conhecidos como rato-doméstico ou ainda murganho, são encontrados em residências e comércios do setor alimentícios. Também conhecido como ratos de armazém e em algumas regiões do país como catita. É o menor rato das regiões urbanas da cidade, medindo cerca de 10 cm, tem orelhas grandes e arredondadas e são muito ativos: circulam a maior parte da noite buscando comida.

ratos de cozinha

Como evitar que os ratos invadam a sua casa?

Conforme descrito acima, os ratos comem quase tudo o que você e seu pet se alimentam. Por isso você precisa criar hábitos a seguir:

• Proteger os comedouros para pássaros
• Evitar ração para animais de estimação em recipiente vulnerável
• Lixo em local adequado e lacrados
• Sobras de refeições
• Fechar os ralos
• Frutas caídas de árvores ou produtos não colhidos de jardins
• Vede os espaços de rastreamento e sótãos para evitar o acesso de roedores.
• Apare galhos pendentes ao redor da casa para reduzir o acesso de ratos ao telhado
O que posso fazer com os ratos que vêm da casa do vizinho?
Você pode chama-lo para explicar, de forma pacífica o que está ocorrendo. Em mitos casos, ele também está passando pelo mesmo problema e vocês podem tomar as medidas necessárias em conjunto.