Formigas

Presente em todos os estados brasileiros. Estes pequenos insetos pertencem à ordem dos Hymenoptera. Sua metamorfose é completa, passando por todas as fases: ovo, larva, pupa e adultos.  As formigas estão incluídas em uma única família: a Formicidae, com 12.584 espécies descritas.dedetizar formigas

Algumas formigas são transmissoras de bactérias e consideradas carregadoras de micro-organismos que ocasionam a infecção. As formigas são mais residentes que a maioria dos insetos existentes, constituindo de 15% a 20% de toda a biomassa animal terrestre. As sociedades das formigas são organizadas por divisão de tarefas, muitas vezes chamadas cas.

Você já deve ter percebido que cada tipo de formiga tem sua preferência por locais, comidas, algumas têm hábitos noturnos, outras diurnos.

Tipos mais comuns de formigas em São Paulo:

Formiga faraó: Também conhecida como formigas doceiras, possui antenas com 12 segmentos e dois nós na cintura. Suas cores podem variar do amarelo até o marrom claro. Constroem seus ninhos apenas em ambientes domésticos e em pequenas cavidades. Alimentam-se principalmente de alimentos doces e ricos em gorduras. Dentre os tipos mais comuns de formigas essa é a mais perigosa para a saúde pública, pois são vetores de bactérias que promovem infecções. São extremamente perigosas em hospitais, principalmente em berçários. Costumam infestar a maioria dos aparelhos eletrônicos e é um dos tipos mais comuns de formigas mais difíceis de ser combatidas tendo em vista que conseguem dominar as outras espécies e suas colônias crescem com muita rapidez.

Formigas carpinteiras: Esse gênero de formiga está dividido em 200 espécies e podem ser encontradas em vários tamanhos e sua cor varia do amarelo ao preto. Constroem seus ninhos fora ou dentro das madeiras de portas, janelas, árvores, batentes e paredes. Algumas espécies possuem hábitos noturnos.

Formiga saúvas: Essa formiga tem origem no continente americano, possuem três pares de espinhos e a cabeça grande. Fazem seus ninhos podem ser feitos tanto em locais ensolarados quanto sombreados e você percebe o tipo da formiga pelo montinho de terra que fica em volta. Dentre os tipos mais comuns de formigas a saúva é uma que preocupa muito quem gosta ou trabalha com plantas, pois as mesmas se alimentam basicamente de seiva e costumam cultivar fungos, por isso acabam infestando as plantas com os mesmos quando vão se alimentar.

Formiga lava-pés: Formiga de pequeno porte e, geralmente possui cor avermelhada. Sua ferroada é muito dolorosa e seus formigueiros costumam ser enormes com terra ao redor.

Esses são os tipos mais comuns de formigas presentes nas residências, empresas e condomínios de São Paulo e região metropolitana da capita.