Atuando de forma discreta e silenciosa, os cupins infestam casa e empresas em todos os estados do Brasil. Vivendo em locais escuros e seco, os cupins de madeira seca vivem dentro da madeira e não entram em contato com o solo. Eles obtêm a umidade de que precisam para viver do ar úmido. Devido à sua natureza oculta, eles podem permanecer em uma estrutura ou móvel por muito tempo antes de serem detectados.
As colônias de cupins de madeira seca são muito menores do que as colônias de cupins subterrâneas. Uma colônia madura pode ter apenas algumas centenas de membros. Geralmente, leva muitos anos para uma colônia ter infestação, os cupins que saem em revoadas que serão futuros reis e rainhas de novas colônias.
Nas revoadas os cupins conhecidos como siriri, aleluias e alados deixam o ninho e são os cupins de madeira seca que as pessoas veem em vota de lâmpadas e voando pela casa. Se as condições forem favoráveis, uma infestação iniciará uma colônia em uma fenda ou outra abertura de portas, móveis, forros e estruturas de madeira dos imóveis.
As infestações geralmente ficam confinadas a uma pequena área e podem ser encontradas em estruturas de madeira, acabamentos, pisos de madeira, móveis ou outros itens de madeira. Esses cupins podem infestar novamente após uma infestação interna, de modo que os componentes de madeira têm maior probabilidade de sofrer um reinfestação.
Ao contrário dos cupins subterrâneos, os cupins de madeira seca não constroem casas e nem túneis. Conforme vão se alimentando, os cupins de madeira seca formam suas galerias até a superfície da madeira, deixando apenas uma fina camada.
Uma colônia de cupins de madeira seca é notada quando surgem pó/serragem (excrementos ou pelotas fecais) são encontrados ao redor do local infestado. Esses cupins fazem pequenas aberturas temporárias, orifícios de “expulsão”, de onde empurram o material fecal.
O primeiro passo para o controle de cupim de madeira seca é uma inspeção completa para identificar o tamanho da infestação. Solicitar a visita de um profissional de controle de pragas para que a infestação seja localizada e o tratamento realizado.
O controle de cupim de madeira seca em São Paulo são realizados basicamente pelos métodos a seguir:
Descupinização por injeção: esse procedimento é realizado com uso de seringa e injetores em furos já existente ou em alguns casos são realizados com uso de furadeiras.
Descupinização com pulverização: são usadas bombas costal e de pressão prévia para aplicar a calda cupinicida em superfícies de madeira e estruturas de forro e telhado.
Descupinização por pincelamento: ideal para quadros, instrumentos musicais e outros materiais a base de celulose com livros.
Ao perceber alguns dos sinais de cupins listado acima, não se desespere, entre em contato conosco e iremos tirar demais dúvidas sobre os cupins e o envio de um especialista para realizar os serviços de descupinização.